Livros de métodos ágeis para impulsionar sua carreira

Este post é dedicado para você que está querendo investir em livros que irão te ajudar a impulsionar sua carreira mas está em dúvida do que comprar. Aqui vão algumas dicas que você poderá manter na cabeceira da sua cama.

Jornada ágil digital 

Esse livro foi escrito em colaboração, inclusive eu Ana G. Soares também contribui em um capítulo sobre Kanban, juntamente com minha amiga Bárbara. Neste capítulo falamos sobre o que é Kanban, valores e um pouco sobre métricas.

O jornada ágil digital fala sobre agilidade em um modo geral, sendo uma ótima opção para quem está começando. Abrange assuntos como transformação digital e automação, pilares da transformação digital, comando e controlo, pensamento lean, inteligência emocional, motivação 3.0, mindset, mindfulness, programação neurolinguística, OKRs, DevOps, scrum, agile PMO, extreme programming, agilidade na engenharia, design thinking, design de sprint, lean startup, SAFe, utilização de canvas, toyota kata, o papel do agile coach, entre outros. 

O Jornada ágil oferece uma visão geral sobre agilidade, baseando-se nele, você poderá escolher quais assuntos você deseja se aprofundar no futuro. 

Implementando o desenvolvimento lean de software

Escrito pela Mary e pelo Tom Poppendieck (possui versão em português), o livro fala de forma abrangente sobre sistemas lean, sistema toyota de produção, refatoração e codificação, tudo bem exemplificado! Abordando também o mapeamento do fluxo de valor (value stream mapping), que eu Ana G. Soares utilizo muito. 

Podendo ser aplicado dentro do sistema Kanban, este livro abrange uma visão diferente da visão do David Anderson, com um outro formato de trabalho, onde a Mary e o Tom falam como foi a implementação da abordagem lean no desenvolvimento de software.

É um livro pequeno, com exemplos práticos e reais, o que torna a leitura super fácil. 


Learning 3.0

Escrito pelo Hugo S. Azevedo e pelo Giovani Salvador, este livro fala sobre o learning 1.0, 2.0 até chegar no learning 3.0, onde eles citam que o compartilhar é o novo ensinar. 

O livro também vem com um canvas no final, sendo super recomendado para os agilistas de plantão.


Fit for purpose

Escrito pelo Alexei Zheglov e pelo David J. Anderson, disponível somente em inglês mas de fácil leitura, explica como eles criaram essa ferramenta para avaliação e coleta de informações do cliente. 

Principalmente para aqueles que estão acostumados a utilizar NPS, você poderá aprender um novo método de como coletar informações para melhorar a satisfação do seu cliente em relação ao seu produto ou serviço. 

Lean Change Management

Escrito por Jason Little, esse livro fala sobre gestão de mudanças dentro da abordagem lean, apresentando o framework, métricas e maneiras de como aplicar as mudanças. 

Recomendado principalmente para aqueles estão precisando de um estratégia para aplicação de experimentos e que estão com dificuldades em fazer mudanças dentro da empresa. 

Scrum A Arte de Fazer o Dobro na metade do Tempo

Escrito por Jeff Sutherland, esse livro é recomendado para aqueles que estão utilizando ou vão começar a utilizar a metodologia scrum. Foi um livro que se popularizou bastante, no Brasil e em outros países, ajudando a disseminar o scrum. 

Praticamente todo o conteúdo presente no scrum guide é apresentado neste livro, e assuntos como planning poker, como escrever stories curtas, estimativas, entre outros são abordados. 

Lean Inception

Escrito por Paulo Caroli, esse livro fala fala sobre a concepção do produto e a forma de se entregar o mínimo viável, sendo um livro sensacional para alinhamento de pessoas na construção do produto certo.

Business Model Generation

Escrito por Alexander Osterwalder and Yves Pigneur, é um livro super colorido, fácil de ler, que traz conteúdos de como fazer um brainstorm, definir modelo de negócios, mapa de empatia e design.

Indicado para todas as  pessoas de produto. 

Jogos 360

Escrito por Jorge Horácio Kotick Audy é um livro descontraído, com diversas dinâmicas para a parte de team builder.

E por último, para que ainda não conhece o Kindle (colocar um link sobre ele https://pt.wikipedia.org/wiki/Kindle), vai aqui mais uma dica! 

O Kindle é um leitor de livros digitais. Através dele, você compra livros na Amazon com apenas um clique (os livros são .mob, mas o kindle também aceita .pdf). 

É um dispositivo leve, fácil de usar, possui dicionário integrado (caso você esteja lendo em inglês, as palavras poderão ser traduzidas para português, por exemplo), bateria que dura por semanas (dependendo da quantidade de uso) e você também pode escolher por uma versão iluminada ou não (neste caso é necessário luz externa para ler o dispositivo no escuro).

Esses são alguns dos livros que eu li e gostei bastante, e recomendo! Caso você tenha alguma dica pra me dar, por favor, deixe um comentário ou me mande uma mensagem 😉