Como se tornar um Agile Coach através de volume (Parte 1)

Muitos me perguntam como faz para se Tornar um Agile Coach. Essa é uma  pergunta extremamente difícil, porque você não se torna um Agile Coach da noite para o dia.

Também ainda existem muito preconceito envolvido nesta carreira, já que é extremamente essencial de que você tenha vivencia e experiência com metodologias ágeis.

Mas aí você cai em um dilema: se todos procuram profissionais com no mínimo 2 anos de experiência, como vou começar (já que não existe um estágio para Agile Coach) ?

Eu caí neste dilema quando ainda estava na faculdade e decidi seguir carreira na área de Gestão de Projetos, fiz inúmeras coisas, desde cursos, eventos, treinamentos, entrevistas, pós graduação, até conseguir um emprego como Técnica de projetos e evoluir para analista e depois gerente de projetos.

Mas por que estou falando tudo isso? Porque eu quero que você saiba que, nada é impossível. É provável que em algum lugar, vai ter uma empresa precisando com muita urgência, disposta a dar uma oportunidade, para um profissional como você, que esteja começando nessa carreira e que gostem de você. Se você nunca tentar, não saberá.

A minha dica aqui é: quanto antes você começar, mais rápido você alcançará os seus objetivos. É por isso que logo que eu saí do ensino médio fui correndo fazer a faculdade que eu queria (Computação), e no mesmo ano que concluí comecei a pós graduação. 

Então aqui vai a primeira dica chave da LIVE que eu fiz na semana passada, de uma pessoa que já trilhou muitos caminhos. Essas dicas estarão divididas em alguns posts pra você conseguir acompanhar tudo com calma. Aproveite 🙂

AUMENTE O SEU VOLUME

Muitas pessoas reclamam do número de tarefas, cada vez mais querem fazer menos, mas isso é normal, porque nós seres humanos estamos

sempre tentando economizar energia, quando vemos uma cadeira queremos sentar, quando entramos no elevador nos encostamos na parede, se pudermos fazer o menor esforço possível, melhor. E isso não é culpa sua, ou minha isso é INERENTE AO SER HUMANO. 

É normal as pessoas reclamarem que trabalham demais, que acumulam funções, e que gostariam de fazer somente o que está escrito na sua carteira de trabalho. Eu sei que tem muitas pessoas que são exploradas, mas você sabe do que eu estou me referindo aqui, são aquelas pessoas que não fazem muito no seu dia-a-dia e gostariam de fazer menos ainda.

Só que quando você faz isso, (eu não sei se você ainda faz hoje, mas talvez algum dia você já fez) nós deixamos de aproveitar a delícia que é sentir-se extremamente útil e produtivo. Isso é uma sensação inexplicável… Não estou falando pra você ser o louco do trabalho, mas sentir-se útil e ser bem visto pelas pessoas que trabalham ao seu redor, é realmente maravilhoso (se você nunca fez isso, experimente).

Bom, fechando agora alguns pontos, quando o assunto é trabalho eu acredito em VOLUME.

Não necessariamente é sobre a qualidade (você pode não saber ser um agilista direito, mas você pode tentar ser um, nas horas extras)

No meio de uma grande quantidade de erros, terão acertos. Terão coisas que você irá se orgulhar, e outras nem tanto. 

Uma série famosa, nem sempre a gente AMA todas as temporadas, um filme nem todas as cenas são sensacionais.

Fuja da ideia de querer fazer cada vez menos, principalmente se você estiver começando. Evite conviver com pessoas que querem fazer cada vez menos, que possuem baixa energia. (Vai que você fica parecido com as pessoas que mais convive?)

Para haver qualidade em certa quantidade, tem que ter volume. Em resumo:

Quanto mais você mirar, mais vai errar e maior será a sua a chance de acerto.

Nesse momento, estou em casa trabalhando na sala, são 4:00 da manhã de terça. Eu amo muito buscar o equilíbrio, dormir bem, me alimentar, mas eu te confesso que nunca fiz coisas grandiosas trabalhando em uma rotina linda, respeitando finais de semana. Quando eu quero um resultado, não tem dia, hora e lugar…

Seguem alguns exemplos, não só no seu dia-a-dia:

  • Fazer várias entrevistas de emprego (você vai receber vários nãos)
  • Abrir uma empresa (muitas darão errado, eu por exemplo já tive algumas)
  • Tentar trocar de área na sua empresa (pode dar certo, ou não)

Ou seja, qualquer coisa na sua vida, quanto mais volume, maior sua chance 😉

Como começar do zero?

Tentar entrar na área de tecnologia de acordo com a sua área de formação.

  • Engenheiro 
  • Advogado (Softplan)
  • Marketing (Resultados Digitais)
  • Área da Saúde (Philips)
  • Vendas, contabilidade, Administração (Qualquer área de negócio)

Entrar numa área de gestão de projetos / PMO / gestão de projetos tradicionais (também existem projetos voluntários para estudar e aprender junto com outras pessoas)

Pra quem já é da área de Tecnologia é mais fácil, você pode ser um Scrum Master, Product Owner, Dev, Tester, Arquiteto e migrar facilmente para se tornar um Agilista de sucesso!

Entrar numa área de gestão de projetos / PMO / gestão de projetos tradicionais (também existem projetos voluntários para estudar e aprender junto com outras pessoas)

Pra quem já é da área de Tecnologia é mais fácil, você pode ser um Scrum Master, Product Owner, Dev, Tester, Arquiteto e migrar facilmente para se tornar um Agilista de sucesso!