Fala galera tudo bem?
Pra quem me acompanha sabe que recentemente fui Mentora do Global Legal Hackathon e do Startup Weekend Balneário Camboriú, juntando estes dois eventos maravilhosos, foi uma bomba de aprendizados. Eu não quero abrir uma startup, até porque eu já tive uma, mas eu tenho ideias o tempo todo, e tinha um questionamento que as vezes martelava na minha cabeça: Como validar se essa ideia é realmente boa?
Diferentemente do que eu achava, nestes hackathons as equipes não precisam desenvolver a sua ideia até a implementação final, ou seja você não precisa programar! Basta que ela seja validada com a ajuda de um Business Model Canvas, juntamente com um plano de negócio bem estruturado e um lindo Elevator pit, você já pode fazer a sua apresentação.
Show me the money!
Mas claro que validar não é tão simples assim, no Startup Weekend mesmo que você não tenha o software funcionando, é exigido que a ideia esteja funcionando, por exemplo, vamos supor que eu queria abrir um e-commerce de doces, no momento do hackathon, se eu não tenho um e-commerce para ver meus docinhos, eu tenho que fazer a venda, não importa como, para validar se realmente temos uma dor, ou seja, alguém querendo os meus docinhos. Caso a ideia não seja validada no sábado
Pivottttttttt
Caso a sua ideia não esteja boa o suficiente, os mentores irão te falar, a maioria deles tem muita experiencia no ramo, eu mesmo já tive duas startups. Com a ajuda deles, você terá a oportunidade de pivotar a sua ideia, ou seja, tentar uma outra alternativa para a dor do seu cliente, ou porque não buscar uma dor mais latente?
A banca
Geralmente estes eventos não tem premiações grandiosas para os primeiros lugares, mas as apresentações são feitas para uma bancas avaliadora que é composta por pessoas convidadas que são investidores, donos de empresas, de startups, ou seja, se você apresenta o seu projeto lá, além de correr o risco de brilhar os olhos, ainda recebe um excelente feedback pra você melhorar a sua validação!